Tudo sobre a trilha do Morro Dois Irmãos (RJ)

Ele compõe o cenário dos praieiros e é um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Lá de baixo já impressiona. Dependendo de onde você vê o pôr do sol, é atrás dele que o grande se esconde. Conquiste o Morro Dois Irmãos, porque no topo é sempre melhor!

Morro dois irmãos, visto da Praia de Ipanema

A aventura começa logo antes da chegada ao início da trilha, pois você passa por dentro da comunidade do Vidigal (entre Leblon e São Conrado). E para quem nunca teve a chance de entrar em uma favela antes, essa pode ser uma boa oportunidade. Isso porque a comunidade do Vidigal foi pacificada em 2012 (com UPP) fomentando as atividades turísticas e comerciais. Aliás, tem muita coisa legal no Vidigal! Pra comer, dançar, ver, comprar…

O Morro Dois Irmãos ganhou esse nome porque tem dois picos (chamados Irmão Maior e Irmão Menor). Com uma altitude de aproximadamente 539 metros, lá do alto tem-se uma visão panorâmica de boa parte da cidade Maravilhosa.

  A trilha é fácil?

A trilha, em si, é muito tranquila. Uma das mais tranquilas trilhas urbanas do Rio de Janeiro. O caminho é muito quente e a maior parte do caminho é descampado (não possui sombras). Então, por favor, leve muuuuuuuita água, use protetor solar, não leve muito peso na mochila e prefira subir a trilha em horários mais frescos. Você vai me agradecer por essas dicas.

trilha dois irmãos

O maior perigo é que, pelo nível de facilidade da trilha e recompensa visual esse passeio atrai muita gente. O trilheiro de verdade dá bom dia quando passa por alguém, pede licença quando precisa te ultrapassar em um trecho estreito, não para pra descansar no meio do caminho, não arrisca a vida por uma foto no abismo. Mas lá você vai encontrar pessoas que não sabem se comportar também, muitas pessoas. Cuidado com as pessoas pelo caminho e principalmente lá em cima. E ao escolher algum lugar para sentar e apreciar a vista, não fique abaixo/perto de ninguém que possa oferecer perigo.

cume dois irmãos_rj

  Como chegar?

Com guia

Moradores locais fazem serviço de guia. É muito legal, pois se você gosta de uma segurança a mais e contribui com a economia local.
http://www.trilhadoisirmaos.com.br/

Sem guia

Primeiro vá até a Av. Niemeyer, 201, na entrada do Vidigal. Atrás da praça do Vidigal você pode pegar uma kombi que o leva até o campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal (entrada da trilha). Peça para o motorista te avisar onde descer. Se preferir, vá de mototaxi ou apé. Mas acho kombi mais seguro…

 

Coordenada da praça do Vidigal:  -22.994578, -43.234553

vidigal_dois irmãos
Essa é a praça do Vidigal, ali atrás da arquibancada azul está vendo uma kombi? Entre nela!

Antes de se embrenhar no mato verifique se trouxe água o suficiente. Se não, sua chance de comprar insumos para sua aventura é agora (fazer um lanche, comprar água, lá na comunidade).

  

Vila Olímpica do Vidigal marca a entrada da trilha e também fica a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Eu evito tirar fotos de pessoas e casas para respeitar a privacidade dos moradores, e tirei a foto acima de costas para a entrada da trilha, mas se você ainda tiver dúvidas pode perguntar para algum policial que ele te informa direitinho.

Condições da Trilha para o Morro Dois Irmãos

Dificuldade: leve
Tempo de caminhada: aproximadamente de 40 a 50 min.
Distância a ser percorrida: aproximadamente 2,1 km. desde a Vila Olímpica do Vidigal até o cume do Dois Irmãos.
Características do terreno: subidas leves em trilha bem aberta e demarcada, com terra seca e vegetação baixa na maior parte da trilha.
Severidade do meio: pouca corrente de ar, o que torna a trilha muito abafada. A terra seca pode fazer o sapato escorregar (escolha bem seu calçado).
Obs.: a classificação é informativa e não substitui a confirmação e verificação da situação real e das condições do ambiente  no dia da trilha.

A trilha começa sob a proteção de árvores altas e subidas pouco ingrimes. Mais a frente a vegetação recua, o solo é mais seco (levanta poeira) e o seu companheiro de cangote é o Sol.

O primeiro mirante

Excelente local para o primeiro descanso. Prepare o lanche, beba água, sente na pedra e aprecie a vista. E que vista! A Rocinha se mostra toda empoderada abaixo do penhasco, revelando toda a beleza urbana das casinhas que se encaixam umas nas outras e resistem acima das montanhas.

mirante rocinha_dois irmãos
A Rocinha é a maior favela da América Latina. Além dela, vemos de camarote a praia de São Conrado e a Pedra da Gávea.

As favelas, pelo menos no Rio de Janeiro, evoluiu criando vários mecanismos sociais ausentes em outras partes da cidade, na direção de soluções sistêmicas que traz consigo várias alterações culturais na cidade toda. A pacificação das favelas permite que o “pessoal do asfalto” possa conhecer mais um espaço na cidade e adquirir sentimentos próprios da vivência olho-a-olho, pele-a-pele, não apenas imprimir os simbolismos simplistas do que mostra-se na tevê. E aí sim você compreender a construção social da Cidade Maravilhosa!

mirante rocinha_vidigal

Continue a andar, que a vista pode ficar ainda melhor! Encare o sol e calor sabendo que desse ponto em diante as subidas são menos inclinadas. Rumo ao topo!

Faltando 15 minutos para a chegada ao cume, tem uma barraquinha comercial para compra de bebidas e comidas. Eu fiquei pensando no rapaz subindo e descendo com mercadoria por aquela trilha, todos os dias. E as coisas são baratas! Fiz questão de comprar uma água.

barraca de insumos_trilha morro dois irmãos

O cume Dois Irmãos

O pessoal se concentra lá no topo para desfrutar de sua recompensa maior, e lá em cima você deve ter paciência com o tanto de gente competindo espaço para uma foto… não permita que isso te estresse.

Que visual sensacional! Com vista panorâmica da cidade que melhor mistura beleza natural com concreto. Lá de cima você aprecia o Cristo Redentor, as Ilhas Cagarras, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro da Viúva, o Jockey, a Floresta da Tijuca, a Rocinha, o Vidigal e, claro, as praias.

vista_cume_ dois irmãos

  Hospedagem

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link do caminhoZ.com, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o caminhoZ.com a produzir mais artigos de qualidade!

Faça a busca por seu hotel / pousada e afins por algum dos links e banners do site! 🙂

 

  • S’il vous plaГ®t, racontez plus en dГ©tail.
    kailanEr

    • fernandazely

      Bonjour, Kailane. Fredonnera heureux de vous aider. Que voulez-vous savoir?