Trilha descomplicada e ótima recompensa na Pedra Bonita (RJ)

Em São Conrado o morro que faz sucesso é o da Pedra Bonita. É desse morro que o pessoal salta de parapente e a trilha para a parte mais alta é considerada fácil mesmo para quem não tem o hábito de caminhar em locais ingrimes (hehe)… Eu não gosto de falar sobre o nível de dificuldade, pois tudo é muito relativo. Então, para testar esse pico levei minha mãe: 50 anos, sedentária e acima do peso. Acompanhe nossa aventura!

 coordenada: -22.989271, -43.283924

Um dos locais mais famosos do Rio de Janeiro, abençoada pelo Imperador (fica bem de frente para a Pedra da Gávea), recebe muitas visitas por ter uma trilha bem demarcada, vários cantinhos lindos para fotografar e um cenário arrebatador da zona sul e oeste do Rio.

Existem, na verdade, duas opções que levam ao cume. Subindo da Estrada das Canoas até o estacionamento do Parque, atrás da guarita inicia-se a trilha oficial. Esse caminho apresenta uma trilha bem aberta, sinalizada e um pouco ingrime. Não há nenhum obstáculo limitante para qualquer tipo de caminheiro 😉

Se você continuar na estrada até o final avistará uma escadinha à sua esquerda, que leva até a pista de vôo-livre para saltos de asa-deltas e parapentes. Se quiser, dê uma passada por lá para ver o pessoal saltando. É um ótimo programa! Se não, ignore-a e procure uma trilha à sua direita. Foi por ali que subi com minha mãe, mas aviso desde já que é bem mais difícil que a trilha oficial (e mais interessante, para quem gosta de trekking).

As duas trilhas (oficial e atalho) se encontram no topo (veja mais abaixo o mapa e coordenadas). E logo de cara a emoção bate forte ao avistar o cenário deslumbrante que o mirante natural da Pedra Bonita nos permite.

Recomento o nascer ou pôr do sol. Mas leve lanterna!

  Coordenadas


* os trajetos são aproximados

A trilha começa na Estrada das Canoas, em São Conrado. Se você optar por ir de carro saiba que o estacionamento é pequeno e finais de semana e feriados pode ficar cheio. A opção seria pegar um táxi e pedir para deixá-los dentro do parque, no estacionamento. Se for de ônibus, há linhas que passam bem em frente ao portão de entrada do parque, e você precisará subir a estradinha até o estacionamento e emendar na trilha. Coragem! 🙂

Eu já fui de ônibus muitas vezes e nunca me arrependi. Vá devagar, leve bastante água, e respeite seu corpo que você chega lá!

  Outras dicas

  • Aproveite que está por ali para conhecer a rampa de voo livre. Vale muito a pena, mesmo que você opte por não saltar.
  • Descendo a estrada das Canoas você chega em São Conrado. Que tal um mergulho no mar? Se estiver de carro, estique até a praia da Joatinga (na direção da Barra)
  • O cume é um platô. Seria uma ótima ideia levar comes e bebes para um piquenique lá em cima.
    Quer dicas de tipos de comidas para levar para uma trilha? Acesse o Guia Completo Para Trilhas.