Poço das Esmeraldas, segredo de São Thomé das Letras – MG

Você certamente já ouviu falar de São Thomé das Letras, em Minas Gerais. Talvez até conheça alguém que já foi e trouxe histórias maravilhosas desse lugar mágico… mas apesar de ser uma cidade super famosa e cheia de recursos turísticos, há surpresas escondidas para incrementar sua aventura na região!

Vou apresentar um dos lugares mais legais da região: o Poço das Esmeraldas, também conhecido como Poço Azul. Trata-se de uma lagoa cercada por rochas e vegetação árida, com uma água muito clarinha e azulada. A origem do poço recente é desconhecida, mas tem gente que fala que surgiu após a ação de mineradoras, revelando o lençol freático ali existente, outras pessoas dizem que a escavação de minérios preparou o terreno para que empoçasse a água ali, com o passar do tempo. O único fato é a beleza do lugar 🙂

Poço em São Thomé
Água azul e translúcida

E, apesar do grande fluxo de pessoas na cidade de São Thomé, o Poço das Esmeraldas não é tão visitado, e sequer é muito conhecido. Isso porque os pontos turísticos mais famosos estão localizados na área central da cidade, não sobrando muita chance para as belezas mais periféricas. Uma pena.

Para além das lamentações, locais assim são ótimos para pessoas que amam conhecer lugares deslumbrantes sem ter que passar por farofice (leia-se churrasco ilegal, acumulação de lixo na natureza e aglomeração perigosa de pessoas mal educadas). Entre outras vantagens, muitas vezes, apenas por não ser tão fácil chegar em um lugar, já é considerado uma forma de preservação. O poço fica escondido no cenário, e não tem sinalização. Você vai notar isso no caminho para o Poço das Esmeraldas, porque eu olhei em todas as direções na estrada e não encontrava o aquífero de vista (leia meu relato no Instagram) ♥

Chegou? Tudo certo? O local conta com estacionamento. Agora é só mergulhar nessa água de magia, pedir um almocinho delicioso no Restaurante do Sr. Bilú (no terreno do Poço) e, se quiser, pode levar barraca de camping e morar ali durante alguns dias (camping pago)! Apesar da simplicidade do lugar, você pode contar com uma estrutura rústica, mas legal.

Como chegar

O arraial (ou bairro) de Sobradinho, distrito de São Thomé, é onde se encontra essa beleza da natureza. Como sempre, aqui no caminhoZ, vou disponibilizar a coordenada exata de todos os lugares que eu citar. É só clicar nos nome de lugares linkados ou copiar os números das coordenadas e colar no GoogleMaps ou no Mapas dos produtos Aple.

De carro

Tendo como ponto de partida a rodoviária de São Thomé, siga a Av. Tomé M. Peixoto (estrada de Terra), até o camping do Jhonny e vira à esquerda.  Siga em frente até Sobradinho.

Agora, já em Sobradinho, você vai avistar a Igreja. A vila é pequena, então fica bem fácil de achar. Depois siga pela Estrada São Tomé Sobradinho, na direção da pedreira. São, ao todo, 17km de distância.

Com guia

Chegar lá não é difícil, mas se você se sente inseguro ou não quer perder tempo procurando, pode contratar o serviço de guias locais. Chegando em Sobradinho, ande até a Igreja  e pergunte por ali sobre o serviço licenciado de guias locais. Tenha o cuidado de pedir a identificação da pessoa que se apresentar a você, para a sua segurança.

De ônibus

A empresa Transpororoca tur faz passeios turísticos fretados. Nunca fiz passeios de ônibus e não conheço valores, nem condições da viagem. Entre em contato com eles para saber.

Coordenadas

Igreja de Sobradinho (-21.648583, -44.897667)

Rodoviária de São Thomé (-21.718344, -44.981787)

Poço das Esmeraldas (-21.636476, -44.886398)

Dicas

O poço não é muito fundo, fazendo com que o sol possa esquentar a água. Então, se você foge de cachoeira por conta da baixa temperatura da água, essa é a sua chance!

Lembra do que eu falei ali em cima sobre a preservação do lugar? Alguns locais não são muito divulgados de propósito, por vontade da população local. Se você se dispor a sair da sua casa para desbravar a casa dos outros, respeite. Por favor. Nada de som alto, nem espalhar lixo por aí. Mesmo que você pense que ali não mora nenhuma pessoa, é terreno de animais silvestres. E não, não é sua casa. Então seja uma visita bem quista e mostre ao mundo a educação que seus pais te deram 🙂

Além do Poço das Esmeraldas, em Sobradinho tem muita coisa legal para conhecer: cachoeiras, cavernas, poções e toda a tranquilidade de uma cidade pequena. São eles:

  • Pico do Gavião
  • Cachoeira da Lua
  • Gruta do Índio
  • Gruta do Sobradinho
  • Cachoeira do Sobradinho
  • Gruta do Labirinto
  • Morro do Sobradinho
  • Gruta do Labirinto
  • Cachoeira da Chuva
  • Gruta da Bruxa
  • Grutas de São Thomé

Conhece São Thomé? Tem algum segredo legal para compartilhar? Se gostou, não gostou, ou quer só enaltecer algum ponto que não consegui abordar devidamente aqui nesse post? Seja bem vindo! Sua opinião me ajuda e ainda pode ajudar outras pessoas.