canoa quebrada_caminhoz

Aproveite Canoa Quebrada (CE) ao máximo!

Canoa Quebrada é uma vila localizada em Aracati,  a 165 Km de Fortaleza (capital do Ceará). Falésias de tons avermelhados emolduram o mar azul de águas mornas. Essa antiga vila de pescadores foi descoberta como refúgio em meados dos anos 70 e encanta turistas do mundo inteiro pelo cenário exótico e a hospitalidade dos nativos.

O nome “Canoa Quebrada”, reza a lenda, foi dado pelos primeiros nativos ao observar uma Caravela em apuros (furada) no mar próximo da vila. Como o único tipo de embarcação que conheciam era a canoa, deu-se o nome.

Hoje, a vila abriga pouco menos de 5 mil habitantes e recebe esse mesmo número de turistas na alta temporada. Haja estrutura, não é mesmo?

O símbolo de Canoa Quebrada, batizado pelo artesão Chico Eliziário, é uma meia lua e uma estrela. Hoje, o símbolo é estampado em souvenirs diversos e também na costa da praia – as próprias falésias coloridas são emolduradas -, que serve de cenário para as fotos dos visitantes.

  Atrações diurnas

Praia pela manhã

Os primeiros horários do dia são os melhores para aproveitar a praia. A maré baixa propicia a formação de piscinas naturais e o mar fica menos remexido. Aproveite o banho, escolha uma barraca à beira-mar, sente-se e relaxe!

Passeio de bugre

Na vida tudo é uma escolha. Você pode não querer ficar relaxando na praia e optar por fazer o passeio de bugre logo pela manhã. Entretanto, recomendo fortemente que faça o passeio na parte da tarde! Depois do almoço, aguarde a horinha sagrada da digestão e peça o passeio com emoção pelas dunas que, pelo que dizem, chegam a 80 metros de altura! O passeio de bugre custou-me 200 reais (pode dividir com até 4 pessoas).

• Passeio local pelas dunas – Lado leste (2h de duração): o bugueiro pega o turista no hotel/pousada e passa pela vila, em direção a Praia do Estevão. Pausa para foto no Símbolo de Canoa Quebrada, o bugre continua até o Parque de Dunas e Lagoas, subindo e descendo os montes de areias gigantes.

Tirolesa, ou aerobunda
Quer repetir a descida? Tem subida facilitada por esse “bondinho” aí

Tem parada para esquibunda, tirolesa (ou aerobunda) com duas opções de extensão (a menor termina na água e a maior, com 300 m. de extensão, termina na areia) e lazer na Barraca Oásis.

Barraca Oasis, lugar para relaxar – é aqui que compramos a foto da famosa descida da Duna Gigante (mesma duna da tirolesa)

O retorno é feito pela antiga Praia do Nudismo. A Barraca Oásis possui restaurante, chuveiro com água natural (e um moinho lindo) e uma lagoa artificial (com peixe e tudo), coqueiros dão charme extra ao local. O Rio Jaguaribe encerra alguns passeios (combine direitinho com o bugueiro), com possibilidade de passeio de barco pela foz. Se fechar o passeio para a parte da tarde, peça para assistir ao pôr do sol na Duna do Pôr do sol.

• Passeio Canoa X Ponta Grossa – Lado oeste (2h30 de duração): todo o percurso é pela praia, desde Canoa Quebrada passando pelas praias: Estevão, Porto Canoa, Majorlândia, Quixaba, Refúgio Dourado, Lagoa do Mato, Fontainha, Retininho, Retiro Grande até Ponta Grossa. O cenário varia conforme você vai passando, as cores e formas das falésias mudam bastante de uma praia para outra. 

Os principais pontos desse passeio são: a Garganta do Diabo, falésias com nascentes de água doce; o fervedouro, água que brota do chão; e as Esculturas da areia, feitas nas próprias falésias de Majorlândia, além do artesanato local.

Caminhada pela vila

Eu sempre falo sobre viver no tempo do lugar. A vila de Canoa é muito tranquila. Caminhe calmamente, observe os lindos cenários, converse com as pessoas…

A rua principal é a Rua Dragão do Mar. O trecho dessa rua mais famoso é a Broadway, que é um calçadão onde se concentra a maior parte do comércio local.

Reza lenda que no inicio do século existia uma igreja, que com o passar do tempo ficou em baixo das águas – o mar invadiu. Depois foi construída uma outra igreja, que é essa da foto abaixo.

Atrás da igrejinha você tem um dos acessos à ponte, que tanto serve como acesso à praia quanto faz as vezes de mirante. Infelizmente, quando fui estava fechada por falta de manutenção.

Passeios alternativos

Se você está com tempo em Canoa, reserve umas horas para fazer um passeio de jangada (imprescindível que vá pela manhã, bem cedo).

Olha que judiação =/

As crianças podem adorar passear à cavalo ou de jegue (certifique-se de que os animais são bem tratados e se há autorização dos guias de trabalharem dessa forma!).

Para os mais aventureiros tem passeios de parapente, quadriciclo, além do próprio bugre. O voo de parapente custa R$120 e tem a duração de 20 min. Telefone da Associação Águias de Canoa: (88)99328826.

 

  Atrações noturnas

Canoa Quebrada tem fama de super badalada. Conversando com o pessoal que mora em Fortaleza, todos elogiaram a beleza da praia e a agitação da noite. Particularmente, fiquei decepcionada por ter gerado essa expectativa. Canoa é muito tranquila e o único ponto de concentração da noite é a Rua  “Broadway”, apelido do calçadão do centro de Canoa. A maioria das lojas, restaurantes e bares se converge ali.

Na Broadway tem opções de compras, de comidas (para todos os bolsos e gostos) e até dá pra dançar, também! E, ah! As noites só são mais agitadas nos finais de semana. Fique ligado!

  Dicas de Canoa Quebrada

Compras

Os desenhos com areias em garrafas e outros recipientes de vidro fortalecem a economia da região e empregam dezenas de artesãos, que passam essa arte de geração para geração. Esse tipo de souvenir deve ser exaltado como um investimento na cultura popular.

Comida

A gama de serviços gastronômicos é grande. É possível encontrar um prato bem servido a partir de R$13. Experimente o tradicional peixe na telha. Para beber, tem a meloska: bebida típica a base de cachaça e mel de cajú (achei uma delícia, até trouxe uma garrafinha para casa). No mais, explore os sabores! Lagostas, peixes, arraias, camarões, ostras, caranguejos!

Meloska e o famoso peixe na telha

O clima

A temperatura média varia entre 27º e 30 ºC, mas com o vento forte e constante característico da região, o turista desavisado pode esquecer do protetor solar. Muito cuidado com o sol, hein, galera!?

Infraestrutura

Informe-se nas pousada da Broadway, mas quando fui só tinha caixa do banco Itaú para sacar dinheiro. Não há banco 24 horas. E em Aracati (13 km de Canoa) tem caixa eletrônico do Banco do Brasil e da Caixa.

A vila de Canoa Quebrada é bem acima do nível do mar. Para caminhar pela vila cheia de ladeiras, com solo com trechos de areia ou paralelepípedo, vá de tênis ou chinelo. Então, meninas, nada de salto alto, viu?

Dá para economizar nos passeios?

Sim! Se quiser optar por apenas um passeio de bugre, indico que faça o Passeio local pelas Dunas. É possível conhecer as praias se você tiver de carro (não vá de carro comum pela areia para não atolar). Eu fui até a praia de Ponta Grossa – uma praia muito mais vazia do que Canoa -, almocei por ali e andei pela praia. Foi um passeio delicioso e valeu a pena.

A igreja fica no final da Broadway. Os símbolos de Canoa que ficam esculpidos nas falésias estão espalhados por toda a extensão da praia (há vários diferentes, e vira e mexe um cai pela ação do tempo e da natureza). A duna do pôr do sol fica próxima à vila. Todos esses lugares podem ser visitados a pé.

Outra super dica é pesquisar promoções em sites de compras coletivas, na fase de planejamento da viagem.

  Como chegar

De ônibus

A empresa que faz o trecho Fortaleza X Canoa Quebrada é a São Benedito. Se você vai de Natal (RN), a empresa é a Itapemirim.

Passeios diários

Há a possibilidade de fechar passeios no estilo “caravana”, com ônibus particular refrigerado e guias credenciados. O passeio com 3 praias em um dia inclui Canoa Quebrada, Morro Branco e Praia das Fontes. Contrate esse serviço na Av. Beira-mar.

Se pesquisar no Google, achará empresas que possuem contato online para fechar os passeios. Pode ser que você consiga desconto negociando na hora, com dinheiro na mão. Você que sabe.

Translado particular

Se vai se hospedar em um hotel/pousada  procure saber se eles oferecem o serviço de translado direto do aeroporto de Fortaleza.