Encantos da Barra de Guaratiba

A Barra de Guaratiba é um bairro da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.  Distante dos principais pontos turísticos cariocas, essa região chama a atenção de quem procura tranquilidade sem ter que se distanciar da Região Metropolitana.

Praia da Barra de Guaratiba

IMG-20160402-WA0143.jpg

Praia com águas calmas e lindo visual. Conta com serviço de barracas bem em frente à praia. É possível chegar de carro, mas não recomendo que o faça nos finais de semana e feriados, pois fica lotado!

Praias Selvagens

São as 5 praias que formam a ponta litorânea que divide as praias de Grumari e da Barra de Guaratiba, nomeadas de Búzios, Perigoso, Meio, Funda e Inferno. O mar costuma ser agitado e o costão montanhoso bloqueia a circulação de ventos, tornando o lugar bem quente.

IMG-20160402-WA0031.jpg

O acesso é feito exclusivamente por trilhas ou embarcado, mas, apesar da dificuldade no acesso, recebem bastantes visitantes.

Aqui expliquei tudo sobre as praias, como chegar e o que esperar de todas as trilhas.

Pedra da Tartaruga

O mesmo caminho que leva à praia do Perigoso possui uma bifurcação à direita que dá acesso a Pedra da Tartaruga. A trilha da Pedra é bem erosiva, exigindo cuidado e atenção. Do alto dessa Pedra pode-se visualizar todas as praias selvagens em visão panorâmica. Nos finais de semana fica lotada de gente descendo da “cabeça da tartaruga” de rapel.

DCIM100GOPROGOPR1378.

Ponta do Picão

Pedra que permite o visual da praia da Barra de Guaratiba. O acesso fica logo no início da trilha que leva à Praia do Perigoso (e Pedra da Tartatuga).

Pedra do Telégrafo

Com altitude de 354 metros, ponto com visão panorâmica da Restinga da Marambaia. Existem mais de um acesso (trilhas) e o tempo de caminhada fica em torno de 1:30h.

É importante lembrar que, apesar da beleza do lugar, nos finais de semana torna-se impossível contemplar a natureza dali graças a uma danada de ponta de pedra que, no ângulo certo, dá a impressão de que o poser está aventurando-se à beira do abismo. A moda atrai dezenas de pessoas que formam filas na busca pelo clique perfeito.

 

  Como chegar?  

  • Se vou de Transporte Público

– Trem

Pegue o Ramal Santa Cruz em direção a Santa Cruz. Desça em Campo Grande. Da estação, ande até a Praça Doutor Raul Boaventura. Pegue o ônibus 867 em direção a Barra de Guaratiba. Salte na Estrada Roberto Burle Marx, em frente à praia da Barra de Guaratiba.

– BRT/Ônibus
Pegue o BRT e desça na estação Pingo D’agua. Em frente à estação pegue o ônibus 874A ou 876 em direção à Marambaia. Salte em frente à praia da Barra de Guaratiba.
  • Se vou de Carro

tunel-vice-pres-j-alencar1) Pegue o melhor caminho (consulte GPS) até a Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. Continue para Túnel Vice-Presidente José de Alencar  (vide foto ao lado). A saída do Túnel te coloca na Av. Dom João VI. Você vai seguir por essa Avenida em direção a Barra de Guaratiba. Atenção, não é “Ilha”, é “Barra de Guaratiba”.

2) saida-b-guaratiba2Pegue o retorno para Barra de Guaratiba (vide foto ao lado,  siga a seta).

3) Você deve seguir pela Estrada Burle Marx. Após o retorno, pegue a primeira a direita, primeiro retorno a esquerda, e primeira a direta novamente (conforme sequencia de fotos abaixo)

saida-b-guaratiba3

saida-b-guaratiba4

saida-b-guaratiba5

 

 

 

 

Siga a Estr. Roberto Burle Marx e Estrada da Barra de Guaratiba até Rua Almirante Carlos Tinoco em Barra de Guaratiba.


E você? Conhece Guaratiba? Sabe de caminhos escondidos que quase ninguém conhece por lá?! Conta pra gente 🙂

  • Pingback: Praias selvagens: Barra de Guaratiba (RJ) | caminhoZ()

  • Fernanda Ilidia

    Nossa arrasou, Nanda!!! Leitura gostosa! Bem explicativa! Da vontade de voltar e conhecer mais e mais… Guaratiba! Amei!

    • Fico muiiito feliz que tenha gostado 😉 Acompanhe aqui sempre e dê muita opinião também! Obrigada