jericoacoara_ceara_caminhoz

Dicas úteis sobre Jericoacoara (CE) – o que ninguém te conta

Além das informações introdutórias no Você precisa conhecer Jericoacoara (CE) e das dicas do post O que você precisa saber sobre Jericoacoara (CE)? descrevo outros “pulos do gato” para quem quer ganhar tempo e dar uma de “nativo” esperto! haha!! São eles:

  Adaptação ao lugar 

Há muitos relatos antigos na internet que descrevem Jericoacoara como uma vila de pescadores pacata e isolada. Jericoacoara é amor, e ainda resiste o poder paradisíaco. A vila, porém, está tomada por turismo e cresceu bastante.

jericoacoara_ceara_caminhoz

Se você procura visualizar cenários naturais com infra-estrutura e entretenimento, vai se dar bem por lá! Mas não pense em sossego total para não se decepcionar.

Quando ir?

Converse com qualquer morador sobre as melhores épocas para visitar Jeri e eles dirão “qualquer época”, com um sorriso no rosto de satisfação por não haver sazonalidade na renda familiar. Eu diria apenas para evitar o período de férias escolares (nacionais e internacionais) pelo possível tumulto.

Entre maio e agosto os ventos são bem mais fortes na região. A partir das 14h. a velocidade do vento afasta os turistas das lagoas. A praia de Jericoacoara fica mais tranquila porque a montanha protege a área. Então a dica é: passeios longe da vila pela manhã (quanto mais cedo, melhor) e praia depois do almoço.

O que levar na mala?

O lugar é quente o ano inteiro, então use roupas leves. Uma roupinha de frio é o suficiente para a noite. Não adianta querer se arrumar muito, o pessoal lá anda com roupas confortáveis e despojadas. O sapato ideal é chinelo.

De olho na maré

Em todas as praias do nordeste que conheci a variação da maré determina a hora de ir, vir e passear. Então esteja atento e pergunte aos moradores os horários da maré.

Dinheiro de plástico?

Não há bancos ou caixas eletrônicos, exceto por uma opção do banco Bradesco. A maioria dos estabelecimentos aceitam cartão, mas não dependa de cartões de crédito ou débito, leve dinheiro vivo.

Em uma emergência, os mercados da Rua Principal cobram uma taxa para que você passe seu cartão no débito e eles te dão o valor correspondente em dinheiro.

Se você tem conta no Banco do Brasil tente realizar o saque nos Correios. Não deixe de verificar o horário de funcionamento.

Tem internet?

O sinal de telefone celular e internet 4G costumam ser bons.

Saúde

Tem um posto de saúde em Jeri e Jijoca. Também tem farmácia, mas recomendo que leve seus remedinhos pessoais. O hospital mais próximo fica no Município de Sobral, cerca de 3h de Jeri.

  Transporte na vila

A principal forma de deslocamento na vila é de transporte coletivo, isso porque não pode circular caros particulares e há fiscalização. Além da proibição, é muito perigoso andar de carros convencionais (sem tração nas 4 rodas, risco de atolamento) e sem guias (risco de se perder).caminhoz_jericoacoara_caminhonete

transfers de 4×4, bugres e jardineiras (este, em trajetos fixos) circulando e disponíveis para quando quiser se locomover. Inclusive para passeios.

Dos carros 4×4, o Hilux é mais caro que D-20. Isso também vale para os bugres, os carros mais velhos são mais baratos. O pronto de concentração dessas caminhonetes é a Rua Principal. Caso queira ir para algum dos pontos que englobem o passeio pelo lado leste verifique com os motoristas das caminhonetes se eles passarão por onde planeja ir.

Só é possível chegar na Árvore da Preguiça de carro leve, ou seja, de bugre ou quadriciclo.

Caminhadas

Nem todos os pontos turísticos ficam próximos à vila, mas na Praia Malhada, Duna do Pôr do Sol e Pedra Furada é possível chegar caminhando.

Verifique as distâncias de cada ponto turístico nesse post especial.

  Locais para comer

Não se preocupe com as refeições. O que não vai faltar são opções de bons restaurantes para almoçar e jantar! Durante o dia os restaurante na beira da praia ficam bem movimentados e oferecem um cardápio farto e cheio de delícias, principalmente peixes, camarão e lagosta! À noite a boa é andar pela Rua Principal e descobrir as comidas locais: tem pizzaria, restaurante italiano, restaurante de frutos do mar, hamburgueria, creperia.. hummmm!caminhoz_jericoacoara_comida

Para comer, você encontra pratos que variam de R$ 15,00 por pessoa, até restaurantes de alta gastronomia, de diversas especialidades.

Se você pensa em economizar cozinhando sua própria comida, verifique se seu hotel tem cozinha, e também possibilidade de levar suas compras para a vila, porque lá as coisas são mais caras.

  Hospedagem

O cenário de vila de pescadores apresenta mais requinte do que você imagina. Há opções de  hospedagem e gastronomia para agradar até os mais exigentes.

Para quem precisa apenas de um lugar para deixar o corpo cansado no fim do dia e prefere gastar menos, achei aluguel de suítes em casas de locais a partir de R$80 (casal), beeeeeeem simples, mesmo.

Eu fiquei na Pousada Jerimar localizada na Rua principal (São Francisco), a apenas 200 metros da praia. Gostei pelo custoXBenefício. Os quartos possuem ar-condicionado e o café da manhã é uma delícia.

Vejas as fotos e avaliações de outras hospedagens no Booking.com. O site também é útil para consultar disponibilidade e fazer as reservas.

  O que fazer em Jeri

Um destino com muitos cenários! Você deve saber que não dá para fazer tudo por conta própria. Veja toda a descrição dos pontos que pode conhecer clicando aqui.

Passeios

Existe a possibilidade de compartilhar um bugre para fazer os principais passeios, como para a Lagoa do Paraíso. Caminhonetes concentram-se diariamente na Rua Principal a partir das 7 a.m., fazendo o trajeto da Vila para as Lagoas, com preço melhor que o passeio “combo” que as agências oferecem, informe-se por lá para ver se o motorista passará por onde te interessa.  Os carros mais “velhinhos” costumam sair bem mais em conta.caminhoz_jericoacoara_esquibunda

Há dois circuitos de passeios, mais vendidos. Além desses “combos”, você pode optar por ir e voltar de pontos turísticos de sua preferência, contratando transporte particular. Uma boa opção é fechar um grupo de 4 pessoas para dividir um bugre.caminhoz_jericoacoara_balsa e bugre

Acho que não vale a pena fazer esse esquema para o lado oeste: contrate o passeio completo que descrevi aqui.

Noite e agito

Os bares, lanchonetes e restaurantes ficam concentrados nas Ruas Principal e do Forró. A noite invadem as barraquinhas, oferecendo comida e bebidas locais. Prove as caipirinhas diferentes (de banana, por exemplo).

Esportes

Se você gosta de esportes (windsurf , kitesurf, Stand-Up Paddle, etc) prefira ir no inverno para aproveitar a velocidade dos ventos. Na praia Principal de Jeri, procure o Club Ventos, eles oferecem aluguéis de equipamentos e aulas.


Alguma dúvida? Tem dicas exclusivas, que você só soube quando chegou lá? Não esqueça de deixar seu comentário, que eu quero saber de tudo 🙂

  • Luciano

    Show!!!

    • fernandazely