Cachoeiras de Magé (RJ) – Paraíso a poucas horas da Cidade Maravilhosa

Em Magé, baixada fluminense, mais precisamente no bairro  Rio do Ouro, fica a cachoeira do  Véu da Noiva, com uma queda d’água de aproximadamente 110m. de altura que impressiona e emociona por sua beleza natural. Além dessa majestosa queda, há outros poços para banhos de águas cristalinas.cachoeira veu da noiva_mage_rj

  Como chegar

Da Cidade do Rio de Janeiro, siga pela Av. Washington Luiz e Rod. Rio Magé. Bar da Glória_cachoeira veu da noivaMantenha a direita para pegar a saída para Imbariê. Se perder essa saída você vai pagar pedágio, então atenção! Continue da Av. Coronel Sisson em direção à estação de trem de Piabetá. Dali pergunte pela Estr. Mun. Antônio Além Bergara em São Geraldo, Magé. Você vai passar por uma pequena ponte, continue por mais 10 minutos até avistar, à sua esquerda, o bar da Glória.

Bar da Glória: -22.599969, -43.141082


mage_piabeta_cachoeira-veu-da-noiva-estrada

Assim que passar pelo bar da Glória vire a primeira à esquerda, na rua Brasília. Pegue a primeira a direita e siga pela estrada de terra. Você vai passar por uma guarita desativada /portal, vai ver alguns bares, casas, sítios e estacionamentos… siga até onde seu carro conseguir ir. A estrada é cheia de buracos, pedras e toda desnivelada, e vai ficando cada vez mais difícil para carros sem tração nas 4 rodas. Estacione em lugar seguro, que garanta a passagem pelos demais na estradinha e continue o caminho apé.

Obs.: há estacionamentos no local.

A Estação da CEDAE (-22.583379, -43.131564) marca o início da trilha. Você vai identificar pelo portão e um imenso piscinão de tratamento de água.

A trilha é bem aberta e tem duração de  30 a 40 minutos até a cachoeira do Véu da Noiva. Há casas de moradores e a trilha é acompanhada pelo rio com vários poços de águas limpas para dar um “tibum”. Não tem como se perder.

Há apenas uma bifurcação, onde uma casa divide a trilha. Basta manter sempre a sua esquerda para não errar o caminho.

Condições da Trilha para Cachoeira Véu da Noiva

Dificuldade: leve
Tempo de caminhada: aproximadamente de 30 a 40 min.
Distância a ser percorrida: aproximadamente 1,4 km. do portão da CEDAE até a queda do Véu da Noiva.
Características do terreno: leve aclive, em uma trilha aberta, terreno de terra batida.
Severidade do meio: alta umidade do ar.
Obs.: a classificação é informativa e não substitui a confirmação e verificação da situação real e das condições do ambiente  no dia da trilha.

Cachoeira da Ponte

Após avistar uma casa (a esquerda, que fica mais alta em comparação ao nível da trilha), pode pegar o caminho a direita, em direção ao rio para banhar-se no Poço da Ponte (2min de distância da queda do Véu da Noiva). Suba na velha ponte com cuidado para ter uma amostra da linda vista da Cachoeira do Véu da Noiva.

poço da ponte quebrada_magé_rj

Atenção, pois apresenta perigo devido à falta de manutenção e material inadequado à construção da ponte. A ponte construída anteriormente já caiu, e a cachoeira já se chamou Poço da Ponte Quebrada.

Volte para a trilha e continue andando por mais 2 minutos até a cascata mais alta e famosa.

Cachoeira do Véu da Noiva

Na sequência, mergulhe abaixo da grandiosa cascata do Véu da Noiva. Com uma queda de aproximadamente 110m. de altura, a água bate com uma força impressionante no poço. Os mais corajosos se exibem colados na pedra. Estar ali embaixo simula uma tempestade! É a natureza mostrando toda a sua força e dando uma lição do quão pequeno somos!

cachoeira veu da noiva_magé_rj

Obs.: nunca fique embaixo de uma queda dessas, pois a força da água pode te jogar para o fundo e o perigo de afogamento é grande.

Logo abaixo do poço que descrevi fica um outro menor, que não assusta tanto e possibilita um delicioso banho atrás da pequena queda d’água.

cachoeira veu da noiva_magé_rj
Poço baixo da Cachoeira do Véu da Noiva

Condições da Trilha para Cachoeira da Represa

Dificuldade: moderada
Tempo de caminhada: aproximadamente de 20 a 30 min.
Distância a ser percorrida: aproximadamente 500 m. da queda do Véu da Noiva até a represa.
Características do terreno: escalaminhada em pedras e raízes de árvores, com trechos escorregadios, úmidos e com lama.
Severidade do meio: alta umidade do ar, perigo de escorregamento.
Obs.: a classificação é informativa e não substitui a confirmação e verificação da situação real e das condições do ambiente  no dia da trilha.

Represa

Láaaaaa em cima da Cachoeira do Véu da Noiva fica uma represa que forma um poço bem grande. E, apesar de todas as fotos maravilhosas que já exibi aqui, esse é o meu lugar favorito da região ♥

A trilha de acesso fica a esquerda da queda. Volte para a trilha de onde veio e continue andando mantendo a esquerda ou suba pelas pedras em direção ao ponto que exige escalaminhada.

A primeira bifurcação à direita leva até a represa.

cachoeira_represa_magé_rj

A segunda, subindo uma escada, você chega ao topo de uma pedra que permite um visual incrível (mirante).

pedra_cachoeira veu da noiva_magé_rj

A terceira bifurcação à direita leva até ao poço da foto abaixo.

Continuando, ao subir pelas pedras da cachoeira da Represa você vê mais uma queda (que mais lembra um chuveiro), e se o volume de água não estiver muito grande, consegue se banhar por ali.

Se continuar a subir pela trilha você chegará a um terreno particular. Então nem tente invadir, rs.

Explore o lugar com respeito, hein! Aos seus limites e ao lugar 😉

  • Pablo

    Muito bom ! Lugar ideal pra um piquenique . É bom seguir as orientações do blog , pois não é tão fácil chegar ao ponto de partida . A cachoeira da represa não é muito frequentada , considero a trilha mais difícil para de chegar até lá