Cachoeira Alta, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Hoje vou apresentar aqui a melhor cachoeira que eu já conheci na vida (pelo menos, até hoje, ainda ocupa o primeiro lugar). A água gelada respinga uma distância considerável do local da queda d’água. Sendo assim, a experiência que a cachoeira proporciona vai surpreendendo a cada  minuto: a emoção que essa cascata transmite, desde  a sua visualização ao longe até o último mergulho, é indescritível!

⚑ coordenada: -20.702464, -41.067823

Localizada na mediações do Distrito de São Vicente, interior de Cachoeiro de Itapemirim, essa cachoeira com aproximadamente 90 metros de altura impressiona!

A gente até ficou romântico, com a energia boa do lugar! hahaha
O poço d’água é bastante raso. Ideal para crianças brincarem. Fica mais profundo perto da queda, mas tenha muito cuidado, pois a força da água é muito grande e há perigo de afogamento. Seja responsável!

Encante-se ao longe, contemple em seu poço raso, permita-se molhar, observe os pássaros banhando-se na  queda  (tem muitos).

Há um bar no local, que não me agradou muito, mas para quem curtir pode comer e beber alguma coisa por ali. Evite, de toda maneira, ir nos finais de semana e feriados, que fica lotado. Os frequentadores costumam fazer churrasco, ligar som de carro… acho que estraga a vibe do lugar.

Nos períodos de maior movimento os visitantes são cobrados para acessarem o terreno (R$5), mas quando eu fui a cachoeira estava vazia, tranquila, e ninguém veio me abordar sobre tal pagamento.

Não é tão fácil de chegar, pois não há muito sinalização, mas eu descrevi bem direitinho (leia “como chegar” mas abaixo) e fiz um mapa. Pelo caminho depare-se com pequenos comércios e grandes loteamentos, qualquer dúvida é só pedir informação.

A Cachoeira Alta é  ponto de rapel negativo (sem contato com a rocha). Não tive a chance de fazer, mas fui recomendada à duas empresas: Planeta Vertical e Lagartos Adventure.

Rapel vertical na cachoeira
Foto de divulgação http://www.planetavertical.com.br

  Coordenadas e Como Chegar

Saindo de Cachoeiro de Itapemirim siga pela ES-482. Na rotatória pegue a 1ª saída para ES-166 (sentido Belo Horizonte) e, após atravessar a ponte do Rio Itapemirim siga à direita para ES-486. Em um determinado momento essa estrada passa a ser de terra batida, mas um carro normal (sem tração nas 4 rodas) consegue passar tranquilamente.

 Não tem trilha! Você chega de carro por uma estrada de Terra e estaciona bem próximo à cachoeira.

Atenção: o Google Maps dá outros dois trajetos, que parecem ser mais rápidos, mas não foram recomendados pelos locais capixabas.

  Hospedagem

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link daqui, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o caminhoZ.com a produzir mais artigos de qualidade!

Faça a busca por seu hotel / pousada e afins por algum dos links e banners do caminhoZ.com!

 


O que achou desse pedacinho da natureza? Quero saber. Conta nos comentários 😉

  • keoma jefferson

    Boa noite.

    Possui o telefone do responsável pelo local?

    • fernandazely

      Não tenho essa informação.