A não tão secreta Praia do Secreto: piscina natural no Recreio dos Bandeirantes

A beleza do lugar merece ser contemplada: trata-se de um pedacinho de areia com pouco mais de 10 metros de comprimento protegido por paredões rochosos e com a maré ideal o mar invade e transforma essa área em uma piscina natural. O caldeirão de rochas bloqueia a força das ondas do mar e a água que ali fica empoçada torna o banho agradabilíssimo.

Essa pequena praia encrostada no meio da rocha possui uma beleza exótica. Sentar no alto da rocha e apreciar esse cantinho já é magico, descer até a piscina formada pela proteção das pedras é melhor ainda.

praia do secreto_rj

Fique atento à maré, pois  quando está muito baixa o piscinão fica vazio, e aparece toda a faixa de areia; quando a maré está muito alta fica perigoso estar ali.

praia do secreto

Essa praia deliciosa do Rio de Janeiro tem sido cada vez mais desvendada pelos cariocas e divulgada pelos jornalistas. Esse tipo de foco costuma irritar os espíritos desbravadores, pois há pessoas que não sabem respeitar os lugares públicos e a natureza (falo um  pouco sobre isso no Artigo com dicas sobre trilhas), o que torna a experiência na natureza um teste de paciência. Lugares bonitos e com cara de exclusivos costumam atrair visitantes. É natural. Quem não quer conhecer lugares novos? Acontece que na Praia do Secreto não há controle ou fiscalização, mas o próprio lugar estipula uma lotação máxima de pessoas e um certo senso de comunidade, mas nem todas as pessoas entendem isso. Vou explicar melhor:

  • Só é possível estacionar o carro no Mirante Roncador ou nas praias vizinhas, mas algumas pessoas teimam em estacionar próximo da entrada da trilha correndo o risco de levarem multa, terem o carro rebocado e até causarem acidentes.
  • O costão que permite acesso ao Secreto é bastante ingrime, mas algumas pessoas levam isopores ou coolers pesados, barracas e cadeiras de praia,  e arriscam a segurança dos outros e a própria.
  • Não há lixeiras no local, por motivos óbvios, mas algumas pessoas não se preocupam com a preservação do local e deixam seu lixo para trás.
  • No costão de acesso tem caminhos específicos que dão mais segurança aos passantes, mas algumas pessoas não pensam nos outros e se acomodam no meio do caminho, deixando tudo ainda mais perigoso (além de irritante).

Vá para apreciar a natureza e renovar as energias. Aproveite o fato de parecer que está em uma cidade do interior, sem sair do Rio de Janeiro. Respire, observe, respeite o clima maravilhoso dado pelo Universo à você! Deixe para tomar aquela cervejinha gelada nos quiosques das praias mais tradicionais 😉

  Como chegar

O Secreto fica entre Prainha e a praia da Macumba, duas praias conhecidas pelo seu mar agitado de ondas altas que atraem surfistas.

praia-do-seceto_mapa

Pela orla do Recreio dos Bandeirantes (Av. Lúcio Costa), siga em direção à Prainha. Estacione no Mirante Roncador (depois da entrada da trilha, aí você faz um trecho a pé). Se ali estiver cheio, volte com o carro para a praia da Macumba e tente estacionar por ali. Na Av. Estado da Guanabara, logo no início da subida, fique atento à entrada da trilha.

entrada da trilha_praia do secreto_rj
Olha a gente apontando a entrada pra vocês!

Coordenada da entrada da trilha: -23.035907, -43.496991

Condições da Trilha para Praia do Secreto

Dificuldade: leve
Tempo de caminhada: de 5 a 15 minutos.
Distância a ser percorrida: aproximadamente 200m. da entrada da trilha até a piscina natural.
Características do terreno: vegetação inicial com capim alto e trecho final pelo rochedo com aclive acentuado.
Severidade do meio: em dias quentes a pedra absorve calor; o mar ali é agitado, sendo a única proteção as pedras que cercam a piscina natural.
Obs.: a classificação é informativa e não substitui a confirmação e verificação da situação real e das condições do ambiente  no dia da trilha.

  Hospedagem

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link do caminhoZ.com, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o caminhoZ.com a produzir mais artigos de qualidade!

Faça a busca por seu hotel / pousada e afins por algum dos links e banners do site! 🙂